sexta-feira, dezembro 02, 2011

Ao senhor, com desprezo.

Ditadura, autopromoção, capitalismo extremista. O Brasil já superou tudo isso, por que o senhor não o faz? O senhor quer uma escola ou uma prisão? Se for uma prisão o que o senhor quer, está indo pelo caminho certo. Uniformes, grades, permissão para falar e nenhuma para ser ouvido, até o começo desse ano a sua escola tinha carteiras do século passado, senhor. Mas, se pretende algum dia tornar esse estabelecimento uma escola, gostaria de avisar que o senhor tem um longo caminho pela frente. Ouvir os alunos, fazê-los pensar, mostrá-los cultura, torná-los pessoas.

O senhor precisa entender que ensinar não é bater com um livro na mesa da criança, mandá-la ler e resolver questões de faculdade. Ensinar é pegar o livro, mostrar à pessoa sobre o assunto, fazê-la pesquisar, se interessar e, assim, ela lhe ouve e tem opiniões; e quando as tem, o senhor deve ouvi-la também, assim como ela ouviu o senhor. Tratar alunos como robôs nunca deu certo numa escola, tratar jovens como crianças nunca deu certo no mundo. O senhor dá aula para pessoas de dezesseis a dezoito anos, ou mais. Seus alunos têm cabeça, senhor, trate-os como merecem ou eles não lhe tratarão como o senhor gostaria. Dê aos alunos uma chance de falar que eles lhe ouvirão com mais gosto. Dê aos alunos uma escola, minha chance de viver essa época já passou. Vou me formar, já saí do colégio. Mas, senhor, eu gostaria muito de poder um dia passar pelo seu colégio e ver jovens adolescentes felizes, ao contrário das cenas que vejo hoje - pessoas desesperadas, um mundo cinza, uma escola de cabresto.

Ah! só mais uma coisa, tente modernizar a escola só um pouco. Não faz mal algum, aliás, eu fiquei sabendo que existem escolas públicas mais modernizadas que a sua. Pense um pouco, senhor, não jogue esse papel no lixo. Leia-o junto com todos os outros e veja como os seus alunos realmente pensam. Porque, apesar de todas suas tentativas, eles NÃO se tornaram robôs que tiram dez em tudo e te ajudarão a aparecer melhor no ranking de escolas do próximo ano. Não, eles continuam pessoas, para minha alegria, e têm algumas coisas a dizer ao senhor.

Meus agradecimentos e meus sinceros desejos de que o senhor mude ou saia da coordenadoria,

Claudia Nina Fernandes Cruz Paes, a esquisita.

2 comentários:

  1. HAHAHAHAHAHAHA Ele super merecia que tu mandasse essa carta de fato, viu? Achei muito digna.

    ResponderExcluir
  2. Eu bem vou mandar mesmo. Ele merece isso aí

    ResponderExcluir